Projeto em Impressos


Projeto em Impressos - 4 Créditos (72h/a)
Professora: Maracy Guimarães


Projeto em Impressos




O que é?

Este curso é destinado a prática do Jornalismo criativo. Através de dinâmicas e exercícios , os alunos participam etapa por etapa da criação, produção e realização de  um projeto editorial. Na prática, a proposta  visa desenvolver coletivamente um ou vários projetos em jornal, revista ou caderno especial para a difusão na internet.

Como?

O curso se desenvolve através de aulas práticas, com exercícios em grupo e individuais.
As atividades propostas seguem a dinâmica do trabalho de produção de jornalismo em veículo de comunicação.
Os alunos são os autores do projeto editorial e participam da criação e produção do conteúdo e do design do projeto. Os trabalhos são orientados em sala, no blog e individualmente para o aprimoramento do aluno e maior aproveitamento das habilidades.
                                                      
Avaliação: Os critérios de avaliação são participação e produção.
Participação: Realização dos exercícios, cumprimento dos prazos, colaboração nos trabalhos coletivos.
Produção:  
Textual: Objetividade, coerência e correção da norma culta da língua.
Edição Gráfica: Criatividade, organização e aproveitamento do material.


Projeto em Impressos
Professora: Maracy Guimarães
PROGRAMA DE AULAS 2015.1

Conteúdo
05/08
Apresentação do curso: Introdução à metodologia de aula, proposta pedagógica e referências contextualizadas com o jornalismo na Era Digital
12/08
Processo criativo: o interesse, a ideia, a criação e o conceito editorial
19/08
Projeto Editorial – técnicas, fórmulas, exemplos (modelo-2007)
Projetos Editoriais Folha de S. Paulo
26/08
Exercício 1: Construção de projeto editorial, etapas de produção e equipe 
2 pontos
02/09
Exercício 2: Produção de conteúdo (Artigos, Editoriais, Reportagem e etc.)
09/09
Exercício 3: Produção Gráfica (Editoração) 
16/09
Apresentação do Projeto Editorial 
As mudanças em relação ao projeto original devem ser justificadas)
2 pontos
23/09
Apresentação da Boneca.
Critérios de Avaliação :
Conteúdo (texto, títulos, chamadas, legendas) 
Projeto Gráfico (Ilustração, imagens,) 
3 pontos
30/09
V.A –Prova 
3 pontos
07/10
Vista de Prova – Notas e comentários
14/10
Definir Projeto de VF. email:maracyguimaraes@gmail.com
Cronograma, Equipes, Estratégia de Difusão em Rede, temas abordados na edição 
(1 ponto)
21/10
Jornalismo Multimídia
28/10
Orientação da Produção Editorial
                                                                                                               (2 pontos)
04/11
Produção Editorial
11/11
Produção Editorial
18/11
Fechamento e Revisão
(4 pontos)
25/11
Avaliação, comentários, difusão
02/12
V.F
(3 pontos)
09/12
Segunda Chamada V.A ou VF
16/12
Vista de Prova
23/12
Fim do Ano Letivo